Intercientifica vence o prêmio FINEP 2010 na Região Sudeste
Em novembro de 2010, a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos –, companhia pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, premiou empresas, fundações, instituições de ensino e pesquisa, totalizando 15, todas localizadas na região Sudeste.
A premiação aconteceu no Parque de Exposições de Carapina (Pirâmide do Conhecimento), em Serra, região metropolitana de Vitória (ES). Os vencedores nas seis categorias regionais foram: Micro e Pequena Empresa (INTERCIENTIFICA – Internacional Científica Ltda – São José dos Campos/SP); Média Empresa (Treetech Sistemas Digitais Ltda – SP); Instituição de Ciência e Tecnologia (Fundação Centro Tecnológico – MG); Tecnologia Social (Programa Rede Jovem Solidaritas – RJ); Gestão da Inovação (Sadia – SP) e Inventor Inovador (Julio Abel Segalle – São Paulo).
Nesta etapa regional, a FINEP premia até o terceiro colocado de cada categoria, mas apenas o primeiro lugar recebe o prêmio em dinheiro e concorre à etapa nacional. Os vencedores recebem recursos do programa de Subvenção Econômica e os valores variam, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Na etapa nacional, os vencedores também são contemplados com recursos do programa de Subvenção Econômica.
Em 2010, o prêmio FINEP recebeu 885 inscrições de todo o Brasil, sendo 82 do Norte; 159 do Nordeste; 113 do Centro-Oeste; 307 do Sudeste e 224 do Sul.
A INTERCIENTIFICA – Internacional Científica Ltda surgiu dentro da Incubadora Tecnológica UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba. Nossa empresa é 100% nacional e desde 1999 se dedica ao desenvolvimento e aplicação de um novo conceito na realização de ensaios laboratoriais relacionados à área diagnóstica e pesquisa em saúde.
O período vivenciado na incubadora foi essencial para desenvolver não só produtos, mas toda formação de base sólida para que a INTERCIENTIFICA pudesse alavancar seus negócios e propor soluções para o mercado.
A empresa, atualmente instalada no Parque Tecnológico UNIVAP, é considerada pioneira no Brasil na área da pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos específicos para a Triagem Pré e Neonatal, com foco na aplicação e uso do papel filtro como meio de coleta e ensaios em formato múltiplos simultâneos.